Todo cliente que te procura para fazer um orçamento, ele tem um desejo, e identificar esse desejo é a chave mestra para gerar confiança.
Quando você está preocupado e procura um médico, você deposita toda a sua expectativa de cura no doutor, imagine o seu cliente quando ele chega até você, e deposita toda a expectativa do que ele deseja na sua empresa ou em você? E você faz um atendimento totalmente vendedor vampiro, e ele começa a perceber que você quer apenas vender ou empurrar algo e ele fica na defensiva, com os braços cruzados, querendo fugir daquela luta.
Fuja da luta
Você deve se lembrar que em um cenário de luta, sempre alguém vai sair perdendo, e no processo de venda, você deve evitar criar esse quadro de que uma pessoa vende e a outra compra, isso estimula o cérebro do cliente a correr ou lutar.
Isso é tudo que você não deve fazer! Um dos primeiros passos é você se doar para entender o que ele quer, ouvi-lo com cuidado e interesse, acredite, todos gostam de ser ouvido e com o seu prospecto não é diferente. Se coloque numa posição de orientador, para conduzir o seu cliente pelo melhor caminho.
Dessa forma essa luta nunca irá existir, e o cliente entenderá que você está ali para ajuda-lo e não apenas empurrar algo para ele comprar. Entendendo isso sua venda fluirá com mais tranquilidade, e sem pressão.
Namore o seu cliente
Eu nunca vi ninguém casar no primeiro encontro, como todo relacionamento entre pessoas, você precisa iniciar uma conversa, gerar uma conexão, uma afinidade, trocar carinho e experiências para que você se apaixone cada dia mais pelo namorado(a) ou cônjuge.
Com o cliente é a mesma coisa, você deve iniciar um namoro com ele, leve-o para conhecer sua fábrica, seus processos de fabricação, o ajude com as dúvidas que possa surgir, ouça-o e converse sobre assuntos diversos, sempre inclinado para estimular a orientação, a ajuda e a afinidade.
Você deve se lembrar que vender para um amigo, é muito mais fácil do que vender para um estranho, certo? E esse namoro vai construir exatamente isso, um relacionamento, e no meio desse relacionamento é onde a venda vai acontecer naturalmente, mas você precisa estar consciente de tudo, para guiar o seu cliente.
Dica Bônus
Eu preparei também um vídeo, onde eu me aprofundo em algumas dicas valiosas para utilizar no momento do atendimento, clique abaixo para assistir em primeira mão.
Eu espero que vocês tenham gostado dessas dicas e informações, e não se esqueça que nenhum plano sobrevive ao campo de batalha, coloque em prática e aprenda no dia-dia.
Um abraço